New For - Understanding Restored Forests for People and Nature [FAPESP/NWO - Temático #2018/1846-2]
🠒 Compreendendo florestas restauradas para o benefício das pessoas e da natureza
Apesar dos avanços em políticas, métodos e incentivos para a restauração da Mata Atlântica, ainda é necessário mudar a escala dessa atividade – passando de milhares para milhões de hectares restaurados. Este projeto busca explorar o potencial das florestas restauradas (ou “florestas novas”) em gerar benefícios ecológicos e sociais no bioma da Mata Atlântica.
Serão consideradas florestas novas formadas por regeneração natural, plantios de restauração e agroflorestas – excluindo monocultivos com espécies exóticas. A pesquisa integra levantamentos de campo com tecnologias avançadas (como imagens de satélite, drones, sensores Lidar e hiperespectral), além de incorporar a percepção de comunidades e atores locais.
O projeto se organiza em cinco objetivos:
Caracterizar as florestas novas e entender os fatores que influenciam sua regeneração ou desmatamento;
Avaliar sua estrutura, diversidade e funções ecológicas;
Estimar o potencial dessas florestas em fornecer serviços ecossistêmicos, como conservação da biodiversidade, sequestro de carbono, recursos hídricos, produção agrícola e geração de produtos florestais;
Desenvolver instrumentos de política pública e de mercado para fomentar a restauração;
Apoiar decisões sustentáveis e baseadas em ciência sobre o uso da terra na Mata Atlântica.
Com uma forte articulação entre pesquisadores, ONGs, empresas e governos, o projeto visa gerar informações e soluções práticas que apoiem uma restauração mais eficiente, estratégica e alinhada às demandas ambientais e sociais atuais.