Total Energies - MARES - Mangrove Assisted Restoration for Ecosystem Services
Os manguezais são ecossistemas cruciais que oferecem serviços ecossistêmicos essenciais, incluindo o ciclo de nutrientes, provisão de habitat, proteção costeira e sequestro de carbono. No entanto, esses ecossistemas enfrentam graves ameaças devido às atividades humanas e aos impactos das mudanças climáticas. A perda e a degradação dos manguezais têm implicações ecológicas e socioeconômicas significativas, tornando prioritária a implementação de programas de preservação e restauração desses ambientes.
Estratégias eficazes de restauração precisam considerar tanto fatores ecológicos quanto socioeconômicos, além de envolver as comunidades locais. Neste projeto, propomos avaliar o potencial da tecnologia ROOT, um método de bioengenharia, para otimizar a restauração de manguezais e aprimorar seu funcionamento ecológico.
A tecnologia ROOT tem como objetivo melhorar o desenvolvimento de mudas, a retenção de sedimentos e a estabilidade do solo, promovendo, assim, uma restauração bem-sucedida.
O projeto será desenvolvido em quatro frentes de trabalho independentes, porém interconectadas:
Síntese de dados disponíveis sobre estoques de carbono em manguezais no Brasil e identificação de áreas degradadas ao longo da costa brasileira com potencial para uso do sistema ROOT;
Avaliação dos Estoques Totais de Carbono do Ecossistema em manguezais restaurados com o uso da tecnologia ROOT;
Análise de parâmetros do solo após a restauração, incluindo a estabilidade da matéria orgânica, diversidade das comunidades bentônicas e microbianas, além da saúde geral do solo, para quantificar a recuperação dos serviços ecossistêmicos;
Estimativa dos serviços florestais a partir da percepção de partes interessadas e comunidades locais.
Ao combinar abordagens inovadoras de restauração com o engajamento comunitário, este projeto busca contribuir para a resiliência e sustentabilidade a longo prazo dos ecossistemas de manguezal.